Como diferenciar o couro legítimo do couro sintético
O couro legítimo é uma matéria prima nobre e sofisticada
No mercado, encontramos roupas e acessórios confeccionados em couro sintético, material feito de compostos químicos como o poliuretano, mais conhecido pela sigla PU e, embora possam ter semelhanças, eles possuem características muito distintas.
Por isso, neste post, trazemos algumas das principais diferenças entre o couro legítimo e o sintético e mais algumas dicas para que você compre suas bolsas de forma mais consciente e segura.
Examine a aparência
Em geral, as peças feitas em couro legítimo são mais encorpadas e sua superfície pode apresentar pequenas ranhuras, marcas e diferenças mínimas de tonalidade. Nada disso é considerado como defeito, pois faz parte das características naturais do produto.
Por isso, fique atento à aparência totalmente regular e homogênea das peças, pois, nesses casos, elas podem ser sintéticas.
As peças em couro são atemporais, versáteis e imprimem charme e elegância aos looks. No entanto, sabemos que muitas dessas peças não são produzidas em couro legítimo.
Confira a etiqueta e a ficha técnica
Ao ler a etiqueta ou a ficha técnica da peça, verifique as informações sobre a matéria-prima do produto. As peças feitas em material sintético trazem dados como “couro PU”, “100% PVC” ou “100% poliuretano”, entre outras especificações similares. Já as peças confeccionadas em couro legítimo vêm com uma etiqueta que traz a informação “100% couro”, “couro legítimo”, etc.
Não podemos deixar de mencionar que existem também as falsificações que trazem em suas etiquetas informações que não são verdadeiras a respeito da composição dos produtos. Por isso, é bom conhecer bem as características do couro legítimo e comprar em lojas confiáveis e de credibilidade, a fim de evitar prejuízos.
Sinta a textura
O couro sintético geralmente tem uma textura mais macia e lisa. Assim, ao deslizar as mãos nesse material, você sentirá um toque totalmente diferente daquele que se experimenta ao tocar o couro legítimo, que é naturalmente mais áspero (isso pode depender do tipo de textura, design e tingimento utilizado no couro natural). Peças feitas em couro legítimo geralmente são mais encorpadas e sua superfície pode apresentar pequenas ranhuras e marcas, características naturais do produto.
Perceba a durabilidade e resistência
Se você guardar durante algum tempo uma bolsa ou jaqueta de couro sintético, pode perceber que partes da peça vão “esfarelar” quando a utilizar novamente. Isso pode acontecer devido à composição química do material e, por consequência, à baixa qualidade do produto.
Esse problema não ocorre com peças de couro legítimo, as quais têm muito mais durabilidade, podendo resistir ao uso por muitos anos. Porém, é importante frisar que, devido a ser uma matéria prima orgânica, o couro legítimo pode possuir pequenos desgastes com o tempo de uso. Isso pode ocorrer em cantos do produto e onde há mais atrito com superfícies, em geral mais ásperas. Porém, isso não é visto como falha, pois é uma pele natural e, como tal, não é blindada contra arranhões e desgastes naturais do tempo.
O couro legítimo é um material que, com o passar do tempo, torna-se mais bonito, confortável e com toque mais agradável. Por ser um produto natural, o couro pode apresentar pequenos sinais característicos da vida do animal (rugas, cicatrizes, porosidade, diferenças). São marcas de sua origem e representam autenticidade.